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A humanização do audiovisual

  • Foto do escritor: Fernanda Ramalho
    Fernanda Ramalho
  • 10 de mai. de 2023
  • 2 min de leitura

Hoje em dia, muito se fala na humanização do trabalho. Até porque, no final das contas, tudo é feito por humanos e para humanos. E não é diferente no audiovisual.


Os objetivos de um material audiovisual podem ser muitos. Pode ser entreter, vender, apresentar… Mas, tudo isso é feito para seres humanos. Então, precisamos sempre lembrar que a humanização (seja nas câmeras ou nos bastidores) é essencial para que isso aconteça.


O storytelling já é uma estratégia super humanizada. E eu já falei dele em alguns momentos aqui no blog e lá nas minhas redes sociais.


Mas neste artigo, vou mostrar a importância de humanizar os trabalhos do audiovisual. Vamos comigo?


O que é humanizar?


Humanizar não significa apenas mostrar pessoas. Não significa ser legal, mostrar stories dos bastidores, contar qualquer história. Significa pensar em toda uma estratégia que vai envolver pessoas e tocar sempre nas emoções.



Além disso, é preciso entender mais sobre o público que você quer atingir. Dessa forma, é ideal compreender mais sobre as características e o comportamento delas.


Com quem você quer se conectar? Esse, sim, é o primeiro passo para a humanização. Portanto, tente entender melhor quem você quer atingir. Vale até buscar estudos comportamentais para isso.


Um exemplo muito forte de humanização no audiovisual é a Netflix. Se pararmos para olhar os seus materiais, vamos entender que ela sempre busca conectar suas produções com as emoções dos clientes. E eu não estou nem falando das séries e dos longas. Estou falando da publicidade mesmo.


Por exemplo: a série Sweet Tooth ganhou sua 2ª temporada. Para gerar buzz em cima do ator principal e ganhar o público brasileiro, fizeram um vídeo com ele experimentando camisas de times de futebol. Se você quiser ver, clique aqui.


Mas o que isso tem a ver com humanização? Pois é… todos sabemos que o Brasil é um time muito emocionado quando o assunto é futebol, certo? Então é isso que eles fizeram: se aproximaram por meio da emoção daquela população específica.


Se os produtores não tivessem estudado o suficiente as pessoas do Brasil, talvez não soubessem disso.



A importância da humanização


Falamos bastante sobre a humanização e o que ela é, agora vamos entender melhor a sua importância.


Em primeiro lugar, é a humanização que aproxima as pessoas do seu produto ou serviço. Até porque, se a humanização de uma obra audiovisual não acontecer, as pessoas não se conectam. Já vimos que apenas sentimentos causam conexões e sensibilidade.


Em segundo lugar, a humanização deixa seu trabalho mais verídico. Sem isso, é muito mais difícil acreditar que determinados pontos são reais. Até porque acaba não tendo pessoas que comprovem… Isso vale muito para produções institucionais.


Em terceiro lugar, a falta de humanização pode atrapalhar o seu objetivo. É como uma cadeia: sem humanizar, você não se aproxima, não atrai, não convence e no final das contas, não alcança suas metas.


No final das contas, a humanização é o passo a passo para garantir uma entrega maior daquilo que você busca. É possível trabalhar sem ela. Mas com ela, é tudo muito melhor.

 
 
 

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