Brainstorming: você sabe a importância?
- Fernanda Ramalho
- 20 de fev. de 2023
- 2 min de leitura
Brainstorming é mais uma palavra em inglês importantíssima para quem trabalha no mundo dos negócios. Você já ouviu falar nela? Sabe o que é? No artigo de hoje nós vamos falar sobre a importância dessa prática.
Criada por Alex Faickney Osborn, essa prática sempre foi muito utilizada por profissionais da publicidade. Hoje, é disseminada para todas as áreas.
De maneira literal, brainstorming significa “tempestade de ideias”. Dessa forma, essa é uma técnica que capta diversas ideias para determinado fim. O objetivo é unir um grupo de pessoas para solucionar determinada questão.
Por exemplo: uma empresa precisa de um nome para um novo produto. Assim, une-se diversas pessoas para dar ideias para esse nome. A intenção é fazer uma tempestade mesmo! Tudo que vier à cabeça pode ser dito, sem julgamento e impedimento. Com isso, chega-se ao propósito.
A importância do brainstorming
O brainstorming é uma ferramenta muito importante para garantir e melhorar a inovação no ambiente empresarial. Sendo assim, torna-se mais fácil antecipar tendências e solucionar possíveis problemas.

Além disso, essa é uma maneira de fomentar a criatividade. Inclusive, faz com que os colaboradores se sintam parte do processo de organização de novos passos de um negócio. Tudo isso fortalece o espírito de equipe.
Por fim, o brainstorming também pode melhorar problemas logísticos de uma empresa. Ou seja: busca aprimorar produtos ou serviços.
Organização do brainstorming
Pode parecer que não, mas o brainstorming tem uma organização. E não podia ser diferente. Caso contrário, ia virar apenas um bando de pessoas soltando informações aleatórias, certo?
Sendo assim, algumas dicas para organizar a prática são:
● Determinar um objetivo para reunião;
● Definir um líder;
● Escolher um tempo específico para a atividade;
● Possibilitar que todos participem e falem;
● Não criticar nenhuma ideia;
● Anotar e selecionar todas as ideias;
● Marcar uma nova reunião, se preciso, até alcançar o objetivo.
Além disso, o brainstorming pode ser estruturado ou não. O que isso quer dizer?
A prática estruturada é organizada em rodadas. Ou seja: cada um expõe suas ideias em ordem, com um tempo específico. Já o modelo não estruturado não tem ordem. Dessa forma, a exposição vai sendo feita a partir do surgimento das ideias.
Agora, existem algumas coisas que não se pode fazer em um brainstorming, como: interromper a ideia do próximo, permitir conflitos e tornar o grupo uma palestra. Tudo isso pode cortar o fluxo e desperdiçar tempo e talento.
Utilize a técnica para melhorar o dia a dia na empresa
Como vimos, o brainstorming, apesar de ser uma técnica vinda da publicidade, pode ser usada para melhorar o dia a dia de uma empresa. Tanto no espírito de equipe quanto na melhoria dos serviços.
Mas não esqueça: é preciso criar um ambiente específico para isso e entender o processo como um todo.
Comments