top of page
Buscar

Briefing: qual é a importância dele no audiovisual?

  • Foto do escritor: Fernanda Ramalho
    Fernanda Ramalho
  • 10 de abr. de 2023
  • 2 min de leitura

O briefing é um material importantíssimo para diversos trabalhos. Desde o marketing digital até à produção audiovisual. Dessa maneira, é preciso olhar com muito carinho para essa etapa.


Você já ouviu falar dele? Sabe como funciona e como fazer um? Para te ajudar a entender melhor sobre o assunto, preparei um artigo completo aqui no blog da Rama. Continue comigo.


O que é um briefing?


Vamos começar do começo? Brief, em inglês, significa “resumo”. Ou seja: o briefing é um documento que conta com todos os pontos relevantes e importantes para que a produção de um projeto seja feita com qualidade.


De acordo com o Dicionário Online de Português, briefing significa:


● “Noções prévias dadas a alguém antes que essa pessoa faça algo, contendo exatamente as informações e instruções sobre a tarefa a ser realizada por ela.

● Conjunto dessas informações que visam instruir alguém na realização de algo ou breve reunião em que elas são apresentadas.

● Em Marketing, conjunto das informações que um cliente fornece a uma agência (publicidade ou criativa) para que ela construa uma estratégia de venda ou de comunicação tendo em conta suas expectativas”.



Portanto, o briefing é fundamental para que o produto audiovisual seja feito com a maior pontualidade possível. Dessa forma, o cliente pode cobrar e instruir o contratado para que o material seja feito da forma necessária.


A importância do briefing


O briefing é uma das principais etapas na produção audiovisual.


Como já vimos, é nele que contém as informações necessárias para orientar os profissionais, principalmente o roteirista e o criativo.


É ele que determina os objetivos e norteia as pesquisas que vão gerar o conteúdo das peças.


A partir do briefing o planejamento e a execução do trabalho, também se tornam processos mais assertivos, otimizando tempo e custos de produção.


Sem essa etapa, o produto pode acabar não saindo da forma ideal. Sem contar que dificulta (e muito) a vida de quem está em campo fazendo o passo a passo.



Como fazer um briefing?


Existem alguns passos muito importantes para construir esse material. Aliás, é essencial que ele seja claro e objetivo, para não atrasar e nem acabar enrolando o entendimento da produção.


Algumas perguntas que devem estar presentes em um briefing são:

  1. Quais são as expectativas para essa produção?

  2. Qual é a ideia e o objetivo do projeto?

  3. Quais são as informações que precisam ser destacadas?

  4. Quais são as referências visuais?

  5. Qual é a mensagem principal a ser transmitida?

  6. O que não pode ser dito?

  7. Quem é o público a ser atendido?

  8. Por quais canais esse projeto será veiculado? TV, internet, rádio?

  9. Qual o budget dessa produção?

  10. Qual(is) e o que o(s) concorrente(s) está(ão) produzindo para o mercado?


O briefing é só uma das etapas, mas ele talvez seja o ponto de partida principal. É que sem ele, todos estamos no escuro. Tanto profissionais quanto clientes.


Além disso, buscar uma equipe, principalmente o (a) profissional de atendimento da conta que entenda exatamente do assunto, também é fundamental. Caso contrário, o objetivo do produto audiovisual não será alcançado.

 
 
 

תגובות


Post: Blog2_Post

©2022 RAMA COMUNICA - CNPJ: 29.575.031/0001-52

bottom of page