Educomunicação: o que é e qual a sua importância
- Fernanda Ramalho
- 20 de nov. de 2022
- 2 min de leitura
Você já ouviu falar em “educomunicação”? Sabe o que é e qual é a importância dela? Cada vez mais comum em escolas e cursos, a educomunicação é um método de utilizar recursos de mídia na educação.
Câmeras, gravadores, celulares e computadores. Tudo isso entra nessa metodologia. Dessa forma, as tecnologias participam bastante do momento de educar.
É sobre isso que vamos conversar no artigo de hoje.
O mundo digital na educação
Nós sabemos o quanto o mundo digital está presente nos dias atuais. Não há quem não tenha um celular, por exemplo. Além disso, aplicativos como Instagram, Youtube, Spotfy e TikTok democratizam e divulgam cada vez mais o acesso aos vídeos.
De acordo com a Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação, o conceito de educomunicação é: “paradigma orientador de práticas sócio-educativo-comunicacionais que têm como meta a criação e fortalecimento de ecossistemas comunicativos abertos e democráticos nos espaços educativos, mediante a gestão compartilhada e solidária dos recursos da comunicação, suas linguagens e tecnologias, levando ao fortalecimento do protagonismo dos sujeitos sociais e ao consequente exercício prático do direito universal à expressão.”

Ou seja: a educomunicação é uma metodologia que utiliza materiais de comunicação para trabalhar a educação e também a parte social. Além disso, é uma forma compartilhada de aprender.
Portanto, nessa metodologia, os próprios alunos podem colocar a mão na massa, fazendo os materiais de comunicação. Mas esse também é um desafio, já que é preciso chamar a atenção deles para a atividade.
Quais os benefícios da educomunicação?
Trabalhar com a educomunicação traz diversos benefícios para o aprendizado. O primeiro deles é que ela amplia o diálogo entre aluno e professor. Assim, é possível criar novas formas de entender conteúdos.
O segundo benefício é que aumenta a participação daqueles que estão aprendendo, também ampliando a capacidade de expressão e democratização.
Ainda outro benefício é a estimulação da criatividade, ponto-chave para o aumento do aprendizado. Isso porque os estudantes passam a pensar em respostas e soluções inovadoras para as questões apresentadas.
A educomunicação na prática
Por meio da educomunicação, as oportunidades de criar conteúdos inteligentes e interessantes são enormes. Com isso, os alunos podem, inclusive, realizar intervenções sociais, como programas de rádio e jornais comunitários para o ambiente e o entorno.
Dessa forma, o estudante passa a ser protagonista do seu aprendizado, melhorando inclusive sua memorização.
Então, por que não utilizar a educomunicação para auxiliar nas aulas? Pense nessa proposta.
Comments