top of page
Buscar

Especial Mês da Mulher: dicas de filmes sobre mulheres fortes

  • Foto do escritor: Fernanda Ramalho
    Fernanda Ramalho
  • 13 de mar. de 2023
  • 3 min de leitura

Dia 8 de março foi o Dia Internacional da Mulher. E vocês sabem que, por aqui, adoramos dar dicas de filmes sobre assuntos importantes, né?


Separamos filmes de diversos anos, estilos e para várias idades. Então pega o seu bloquinho de notas para não perder nenhum, combinado?


1. As Sufragistas (2015)


Baseado em fatos reais, o filme fala sobre o início da luta do movimento feminista e os métodos incomuns de batalha. Essa é a história de mulheres que enfrentaram seus bloqueios, desafios e limites pela luta por igualdade e pelo direito de voto.


No longa estrelado por Carey Mulligan, Helena Bonham Carter, Meryl Streep, Ben Whishaw, Brendan Gleeson e Anne-Marie Duff, as personagens decidem se rebelar publicamente sobre assuntos da época.


2. Histórias Cruzadas (2011)


O filme se passa em Jackson (Mississippi), nos anos 60. Uma garota da sociedade está determinada a se tornar escritora e começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, o que desagrada a elite daquele ambiente como um todo.


Racismo, equidade e sororidade estão muito presentes nessa história, que conta com atrizes como Emma Stone e Viola Davis. Vale a pena!


3. Adoráveis Mulheres (2019)


Baseado no livro “Mulherzinhas”, o longa conta a história de 4 irmãs: Jo, Beth, Meg e Amy. A história é sobre o amadurecimento das meninas na virada da adolescência para a vida adulta enquanto os Estados Unidos atravessam a Guerra Civil.


Cada uma apresenta personalidades completamente diferentes e, assim, enfrentam os desafios de crescer unidas pelo amor familiar. O filme é estrelado por Saoirse Ronan, Eliza Scanlen, Emma Watson e Florence Pugh.


4. Mulher Rei (2022)


Essa é mais uma produção baseada em fatos reais, onde Nanisca, interpretada por Viola Davis, comandante do exército do Reino de Daomé (um dos locais mais poderosos da África nos séculos XVII e XIX).


O grupo militar (Adojie) era composto apenas por mulheres que combateram colonizadores, tribos rivais e todos que tentaram escravizar seu povo e destruir suas terras.


5. Frida (2002)


Frida Kahlo, interpretada por Salma Hayek na obra, foi uma mulher extremamente importante para a história artística do México. Assim, o filme conta a história dessa conceituada pintora, que casamento aberto e cheio de dramas com Diego Rivera.


6. A Chegada (2016)


Um dos filmes mais comentados do seu ano de lançamento, A Chegada conta a história de seres interplanetários que tentam se comunicar com os seres humanos da Terra. Dessa forma a Dra. Louise Banks, uma linguista, é convidada para auxiliar e traduzir os sinais.


O longa conta com a participação de atores como Amy Adams, Jeremy Renner e Forest Whitaker.


7. Que Horas Ela Volta? (2015)


Um dos melhores filmes brasileiros do século XXI, esse longa conta a história de uma empregada doméstica, interpretada por ninguém mais, ninguém menos que Regina Casé, que mora na casa de seus empregadores.


Ele levanta uma questão crítica relacionada ao trabalho, à sociedade e ao racismo. O filme é sensível, reflexivo e até bem humorado em determinados momentos, valendo muito a pena assistir.


8. Valente (2012)


Vocês acharam que não teria animação nesta lista? Pois acharam errado! Valente, filme da Pixar, conta a história de Merida, que deveria se tornar rainha do seu reino. Porém, a menina desafia a tradição e busca se tornar uma guerreira.


9. Enola Holmes (2020)


Irmã de Sherlock Holmes, Enola Holmes é a personagem de um filme de detetive e aventura que traz a mulher como sendo forte e auspiciosa o suficiente para resolver desafios.


A história conta que, ao descobrir que sua mãe desapareceu, Enola utiliza sua audácia e perspicácia para resolver o mistério, inclusive sem precisar da ajuda de seu irmão. O filme é estrelado pela atriz teen Millie Bobby Brown.


10. Moxie: Quando as Garotas vão à Luta (2021)


Esse é um filme adolescente que fala muito sobre a força da mulher. No longa, a personagem Vivian começa uma mobilização feminista na própria escola, que muda a visão de muitos alunos.


É uma obra muito interessante para quem gosta de assuntos como esse.

 
 
 

Comentários


Post: Blog2_Post

©2022 RAMA COMUNICA - CNPJ: 29.575.031/0001-52

bottom of page