top of page
Buscar

Podcast, videocast e webcast: qual a diferença?

  • Foto do escritor: Fernanda Ramalho
    Fernanda Ramalho
  • 22 de ago. de 2022
  • 3 min de leitura

Já percebeu que, hoje em dia, o podcast está super em alta? Com o videocast e com o webcast é a mesma coisa. Mas existem diferenças entre eles. E é sobre isso que vamos falar no artigo de hoje.


Começando pelo podcast


Quem está ligado na vida virtual com certeza já ouviu pelo menos um episódio de podcast. E se ainda não ouviu, você não sabe o que está perdendo.


Podcasts são arquivos de áudio gravados para difusão online. Muito parecidos com programas de rádio. Esse tipo de material pode ter diversos formatos: informativo, humorístico, documental, poético, entre outros.


Qualquer pessoa pode gravá-lo e distribuir suas ideias ao mundo. Isso porque é uma ferramenta que pode ser feita com muita qualidade gastando pouco. Assim, algumas empresas, inclusive, começaram a se apropriar dessa estratégia para conseguir mais clientes e ganhar mais autoridade.


Ele é um tipo de programa muito versátil e existe para todos os gostos. Existem podcasts, por exemplo, que falam só sobre crimes. Outros, no entanto, podem falar sobre a vida da mulher dona de casa. Por isso é um material muito rico.


Outro benefício do podcast é que é possível ouvir em todos os lugares. Há pessoas que escutam enquanto estão na academia e outras quando estão lavando a louça. Não há regras.


Eles podem ser ouvidos em plataformas de áudio. Algumas delas são:


Deezer

Anchor





Caso você nunca tenha escutado um, segue uma lista com alguns dos podcasts mais ouvidos de 2022:


● Rapadura Cast - análises de cinema

● Um Milkshake Chamado Wanda - notícias, opiniões e bom-humor

● Nerdcast - diversidade de assuntos (de RPG até política)

● Café Belgrado - Basquete

● Nós - Histórias

● Medo e Delírio em Brasília - Política

● Durma com Essa - informações

● Modus Operandi - crimes

● Horoscopo Hoje - signos


E o videocast/webcast?


O nome pode ser até parecido, mas o videocast/webcast é um pouco diferente do podcast.


Enquanto um trabalha apenas com áudios, o outro atua em cima de vídeos. Apesar de ainda ser um formato que está sendo desenvolvido e estudado, o videocast já é muito consumido online.


Ele nasceu na pandemia, quando as pessoas estavam consumindo muitas lives.


De maneira resumida, os videocasts são vídeos em que as imagens das gravações são transmitidas normalmente ao vivo. Ao mesmo tempo, o áudio captado dessa gravação é aproveitado e transformado em um programa de podcast.


Portanto, para facilitar a compreensão, o videocast pode ser considerado um podcast com imagem. Dessa forma, para quem gosta mais de acompanhar expressões e dar risada em conjunto com o apresentador e o entrevistado, assistir os vídeos acaba sendo muito mais chamativo.


Existem muitos programas de entrevista com esse formato. Alguns bem conhecidos são:


● Poddelas

● Podpah

● Venus Podcast

● Flow Podcast


As plataformas onde os videocastas/webcasts são transmitidos são: YouTube, Twitch e Vimeo.


Porém, temos um detalhe. Por mais que videocast e webcast sejam considerados praticamente produtos de um mesmo formato, o segundo tem a característica de permitir uma interação ao vivo. Assim, no âmbito empresarial, pode ser usado como transmissão de palestras, eventos, videoaulas, comunicações internas e webinars.





Então vale investir em um dos dois?


A resposta para isso é SIM! COM CERTEZA! Os podcasts e videocasts só tendem a crescer, por isso vale muito a pena investir nesse formato, caso você tenha interesse em trabalhar mais o seu marketing e sua identidade online.


De acordo com uma pesquisa com dados da Statista e do IBOPE, o Brasil é o terceiro que mais consome podcast no mundo. Assim, mais de 40% dos brasileiros escutaram podcast pelo menos uma vez nos últimos 12 meses.


Portanto, pense na possibilidade de montar o seu podcast ou videocast.

 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

©2022 RAMA COMUNICA - CNPJ: 29.575.031/0001-52

bottom of page