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Roteiro de vídeo institucional: como fazer?

  • Foto do escritor: Fernanda Ramalho
    Fernanda Ramalho
  • 19 de dez. de 2022
  • 3 min de leitura

Eu já falei por aqui sobre a importância do roteiro para a produção audiovisual. Até porque, toda produção deve partir de um bom roteiro, seja vídeo institucional ou não. Dessa forma, é ele que vai garantir que o planejamento seja cumprido.


Mas, agora eu quero trazer para vocês algumas dicas de como fazer um para montar o seu vídeo institucional.


Se você se interessa por esse assunto e quer aprender a montar o seu roteiro, continue lendo este artigo.


O que é um roteiro?


Antes da gente começar, vou resumir o que é um roteiro.


Seu objetivo é embasar todo o material audiovisual que está nascendo. Ou seja: ele é como um mapa para a montagem do seu produto. Se você quiser entender mais sobre isso, pode ler nosso artigo sobre esse assunto clicando aqui.



O que é um vídeo institucional?


Em segundo lugar, você precisa entender melhor o que é um vídeo institucional, para que ele serve e qual é a sua importância.


O objetivo é apresentar a empresa. Pode ter o intuito de aumentar as vendas e de gerar fortalecimento e autoridade da marca.


Assim, a função é apresentar a missão e os valores da empresa, podendo divulgar produtos, serviços, conquistas e até o dia a dia. Dessa maneira, esse tipo de vídeo aproxima os clientes da história da empresa. Além disso, facilita a integração de colaboradores.


Quer ler mais sobre esse assunto? Eu também fiz um artigo sobre isso. É só clicar aqui.


Passo a passo para um roteiro de vídeo institucional


Depois de explicar o que é um roteiro e o que é um vídeo, vamos para o passo a passo.


Passo 1 - objetivos e público-alvo

Antes de mais nada, é preciso pensar em cada uma dessas etapas. Aliás, esses pontos estão presentes em vários outros projetos de marketing. Isso porque é importantíssimo saber qual mensagem se quer passar e quem ela deve atingir.


Cada público-alvo aceita e espera uma comunicação diferente, certo? Existem aqueles que se comunicam de maneira mais séria, por exemplo. Por outro lado, existem aqueles que entendem a mensagem com mais humor. Assim, é fundamental olhar para isso.


Além disso, destacar o objetivo também vai esclarecer o tipo de comunicação. Palavras-chave, estrutura e até mesmo o que não se pode falar é advindo desse objetivo.



Passo 2 - briefing e esboço

Após o passo 1, é preciso montar o briefing. “Mas Fer, o que é isso?”


O briefing é basicamente uma junção de informações importantes para a criação de um roteiro. Ele ajuda a definir o que pode e o que não pode ser dito. O que deve e o que não deve ser lembrado. Por exemplo:

  • Levantar com o cliente ou seu representante a temática, o conteúdo e as referências do segmento da empresa ou instituição.

  • O vídeo será feito com apresentadores e atores?

  • O vídeo terá captação de imagens?

  • Ele terá narração?

  • O vídeo institucional contará com uma trilha sonora exclusiva?


Em seguida, assim como qualquer trabalho importante, o roteiro do vídeo institucional também precisa de um esboço inicial. Nesse momento, o ideal é colocar todas as ideias no papel e só depois finalizar o processo.


Claro, tudo isso seguindo o briefing.


Passo 3 - roteiro

Aqui coloca-se o documento em um formato específico. A ideia é fazer isso após a leitura e o ajuste do esboço. Assim, a organização do roteiro de um vídeo institucional estará bem feita e com qualidade.


Lembre-se que um roteiro deve conter todas as informações que serão visualizadas e ouvidas no vídeo: imagens, falas, letterings e até trilhas sonoras.


É importante garantir qualidade


Fazer um roteiro é o primeiro passo para garantir a qualidade de um vídeo institucional. E é por isso que a Rama sempre se preocupa com essa etapa. Para ter certeza de um resultado perfeito, de acordo com o desejo do cliente.

 
 
 

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