top of page
Buscar

Storytelling: a importância e os benefícios

  • Foto do escritor: Fernanda Ramalho
    Fernanda Ramalho
  • 10 de fev. de 2023
  • 3 min de leitura

Você já ouviu falar em storytelling? Essa é uma palavra incomum para quem não é da área do marketing, mas extremamente importante para quem está buscando mais visualização, crescimento e engajamento. Tanto no digital quanto no offline.


Storytelling é uma forma de fazer publicidade e passar mensagens por meio de histórias. De forma mais clara, "Story" significa história e "telling", contar.


Sendo assim, usar o storytelling te ajuda a utilizar técnicas de escrita e roteiro com o objetivo de transmitir uma determinada mensagem, seja de venda, seja de construção de imagem.


Por que utilizar o storytelling?


Sempre que queremos passar uma mensagem, queremos nos conectar com o leitor. Principalmente quando ele é nosso cliente. Hoje em dia, essa conexão faz toda a diferença na hora das vendas. Inclusive, sem ela, é difícil chegar ao objetivo.


Assim, não queremos apresentar apenas fatos e dados para o nosso público, certo? Queremos que ele entre conosco em uma jornada até o ponto final: a conexão.



Além disso, histórias geram identificação com quem as lê. Vou dar um exemplo: quando fazemos um vídeo institucional, não passamos apenas os dados da empresa. Não mostramos apenas o faturamento. Nós contamos a história de como aquela empresa nasceu e chegou onde está.


Ou então, quando montamos um produto audiovisual de um evento, também contamos a história de como os personagens chegaram lá e como foram felizes e realizados naquele momento.


Quem vê tudo isso se sente dentro daquela história. Ou seja: conectado.


De acordo com o autor Neil Gaiman, “Histórias lidas no momento certo jamais te abandonam. Você pode esquecer o autor ou o título. Pode até não lembrar precisamente o que aconteceu. Mas se você se identifica com uma história, ela continua com você para sempre.”


A importância do storytelling para a sua empresa


Para garantir clientes, nós precisamos seduzi-los, certo? É isso o que uma história faz. Chama as pessoas. Aliás, nós mesmos somos formados por histórias. E é por isso que acabamos sendo chamados com facilidade por meio delas.


Além disso, sabemos que compramos e adquirimos por conta da emoção. Nós mesmos nos damos essa desculpa. Dificilmente compramos algo porque “precisamos”. Compramos porque queremos, porque nos sentimos bem.



Por exemplo: quando queremos um vestido, desejamos porque nos faz sentir bonitas. Quando queremos um novo apartamento, queremos porque nos faz estar confortáveis. E a história nos desperta isso.


Dessa forma, sem o storytelling, a venda é muito mais difícil.


“Mas Fernanda, eu não sei contar histórias.” Todos nós sabemos. E aliás, nem todo storytelling é uma narrativa gigante. Explicar os porquês de uma forma mais completa e cativante já é um método que vem do storytelling.


De forma geral, o storytelling tem 4 elementos:

  1. Mensagem;

  2. Ambiente;

  3. Personagem;

  4. Conflito.


Pensando nisso, você vai conseguir garantir uma boa história.


Os benefícios


São tantos benefícios que não caberiam em um texto só. Por isso, eu separei alguns para você se convencer de que o storytelling é uma forma eficaz e importante.


● Histórias fazem com que as pessoas se importem.

● O storytelling desperta empatia e vontades guardadas.

● As pessoas param para escutar histórias.

● Histórias são compartilhadas.

● O storytelling faz com que as pessoas se liguem à sua marca mesmo após a compra.

● A sua marca é lembrada por meio de histórias.

● Histórias te ajudam a entregar conteúdo de valor.

● O storytelling valoriza a experiência individual e torna o cliente mais fiel.


Esses foram alguns dos benefícios mais importantes. Já está convencido?


O storytelling é uma estratégia que dá muito certo para quem quer construir autoridade no mercado e criar uma clientela forte. Por isso, sempre indico para os meus clientes.

Comments


Post: Blog2_Post

©2022 RAMA COMUNICA - CNPJ: 29.575.031/0001-52

bottom of page