Vídeo Institucional: qual a importância?
- Fernanda Ramalho
- 20 de jul. de 2022
- 3 min de leitura
Quando falamos de vídeo institucional, logo lembramos de vídeos corporativos. E isso realmente está ligado. Antes, esse tipo de produção era sempre mais séria e organizacional.
Porém, hoje não são apenas as grandes empresas que investem nesse tipo de material. Na verdade, muito pelo contrário. Até porque, um vídeo institucional é fundamental para o crescimento de qualquer instituição. Startups, ONGs, indústrias e até mesmo lojas online.
Quer entender melhor sobre o assunto e saber qual é a importância dos vídeos institucionais? Continue com a gente nesse artigo.
O que é um vídeo institucional?
Antes de qualquer coisa, vamos definir o vídeo institucional. Ele é uma das peças mais importantes para a comunicação. Seu objetivo é apresentar a empresa com o intuito de aumentar as vendas e gerar fortalecimento e autoridade da marca.
Assim, a função é apresentar a missão e valores da empresa, podendo divulgar produtos, serviços, conquistas e até o dia a dia. Dessa maneira, esse tipo de vídeo aproxima os clientes com a história da empresa, além de facilitar a integração de colaboradores.

Os tipos de vídeo institucional
Não existe apenas um tipo de vídeo institucional. Aliás, o ideal é não ter mesmo uma fórmula. Isso porque, quanto mais único e excepcional, melhor.
Alguns tipos de vídeo são:
Tradicional: aquele que conta a história da empresa, fala dos diferenciais e da sua visão.
Moderno: trata-se de uma evolução do anterior. Normalmente, não conta apenas a história da empresa, mas traz uma pergunta e um insight para reflexão. Dessa maneira, em seguida, apresenta a solução por meio da apresentação da marca. Ele pode trazer mais engajamento, principalmente para públicos mais jovens.
Emotivo: aqui, o storytelling é o grande foco. Esse tipo de vídeo institucional aposta muito na mensagem por trás da marca.
Educativo: esse estilo é muito utilizado para passar e explicar determinadas informações. Inclusive, hoje em dia pode ser feito com apresentadores ou por meio de locução.
Existem diversos outros estilos de vídeo institucional. Inclusive, é possível mesclar mais de um tipo. Porém, esses são alguns bastante utilizados e que trazem muitos resultados.

Um bom storytelling faz toda a diferença
Hoje em dia, o storytelling é o que fortalece a história contada. Isso porque, como todos estamos na internet, todos somos exigentes. Não acreditamos mais em qualquer coisa que não nos cative. E não é diferente com os vídeos institucionais.
Storytelling é uma técnica que conta histórias envolventes, com começo, meio e fim, fazendo com que o público fique mais próximo da mensagem. Dessa maneira, no audiovisual, o storytelling é essencial!
Por meio dele, as pessoas se sentem compreendidas e afeiçoadas. Assim, o engajamento e o envolvimento com a marca é muito maior. Além disso, um bom storytelling passa muito mais verdade e sinceridade para o público - o que toda e qualquer empresa busca.
A importância de investir em um vídeo institucional
Agora que entendemos mais sobre o que é um vídeo institucional, vamos à importância.
Esse tipo de material pode trazer muitos benefícios a um negócio. Alguns deles são:
Agregar valor
Unificar a mensagem da marca
Garantir um bom diferencial
Transmitir uma mensagem real e verdadeira
Além disso, esses vídeos, quando bem feitos, apresentam aos clientes e possíveis investidores a história e o potencial da empresa. Tudo isso de maneira rápida e com autoridade.
Outro ponto importante é a credibilidade. Os vídeos, diferente das imagens, passam mais confiança. Principalmente aqueles nos quais as pessoas da empresa aparecem. Isso porque humanizar a marca aproxima a empresa do público.
Para empresas que buscam investimentos, um vídeo institucional é ainda mais importante. Por meio dele os produtos e serviços são melhor apresentados. Assim, é mais fácil entender o que a instituição faz e o que ela precisa.
Vídeo institucional é sinônimo de resultado
Depois de tudo isso que apresentamos, podemos chegar à uma conclusão: vídeo institucional bem feito = resultado. Não apenas pelos pontos ditos acima, mas também pela construção e pelo fortalecimento da marca, que podem permanecer por anos.
Mas, para isso, é ideal procurar produtoras e empresas que trabalham com audiovisual com qualidade. Assim, a marca garantirá uma boa solução para o produto.
Comments